COVID-19: compartilhando a nossa transição e os desafios do home office

Desde o início da pandemia do Covid-19, em março, é impossível não pensarmos sobre como se estabelecerão nossas relações de trabalho e o mercado daqui para frente. Enquanto gestora da Place, afirmo que é natural sentir uma certa insegurança, principalmente no que se refere aos desafios da empresa. Costumo encarar as situações com muito otimismo e tentando transmitir segurança para equipe, porém diante de um futuro tão incerto, precisamos trocar experiências, para juntos atravessarmos tempos tão instáveis.

Dentro da empresa, nosso primeiro desafio foi rapidamente estabelecer um ambiente tranquilo para a transição para o trabalho home. Optei em apoiar a equipe no que se referia a “criar rotina”. Busquei entender a necessidade de cada um, o seu contexto familiar, tentando facilitar o processo. Realizamos ações simples que fizeram toda diferença para a equipe, como por exemplo: disponibilizamos as cadeiras do escritório e levamos para os que necessitavam e disponibilizamos todos os equipamentos necessários para a melhor realização do home, pensando em proporcionar o mínimo de conforto.

Enquanto líder tenho procurado estar muito próximo de todos, sem exceção! O processo de isolamento é bastante complexo, procuro me colocar no lugar de cada um. Sei o quanto é difícil mudar a rotina totalmente de uma hora para outra. Realizamos reunião diárias com todos os colaboradores (escuta ativa), celebramos cada pequena conquista e valorizamos cada ideia que surge. Todos são ouvidos e tratados de forma muito especial!

Continuamos realizando nossas celebrações, porém adaptamos para um ambiente online, desde entrega de prêmios mensais e até aniversários, com festa bolo e tudo que se tem direito.  Além disso, uma vez por semana temos uma conversa com o fundador da empresa, com o objetivo de atualização de cenários.

Pensar na saúde física e mental de cada colaborador tornou-se mais que fundamental. Sugerimos práticas de meditação, alongamento e treinamentos online. Não estamos em fase de investimentos, porém sugerimos e discutimos em conjunto cursos gratuitos para apoiar no processo de adaptação. Focar em motivar a equipe, proporcionando escuta aberta e diálogos que incentivem a valorização de cada membro da equipe. Transparência. Estamos divulgando a real situação financeira da empresa, porque precisamos preparar a equipe para o que teremos que encarar no futuro.

Por fim, temos a certeza que vamos superar este enorme desafio, aprendo a cada dia uma nova forma de trabalhar e liderar em meio a esta crise. Sairemos desta pandemia muito diferentes, mais próximos e mais solidários uns com os outros.

 

Deixe um comentário