Place marca presença no fórum Inovar para Transformar na amcham

Camile Belmonte – Área de Comunicação

A Place Consultoria e RH esteve presente no Fórum de Inovação da Amcham, na manhã desta sexta-feira (dia 1), no prédio do CIEE. O tema da vez foi “Inovar para Transformar: ideias que impulsionam mudanças”. O painel contou com a presença de Daniel Moura, CEO da Pix Force; Luiz Candreva, head de inovação da Ayoo; Matheus Souza, da SAP América Latina; Dagoberto Trento, sócio da Innoscience; Bruno Rondoni, CEO da 100 Open Startups e Edson Fonseca da Ventiur.

No primeiro momento, Daniel, Bruno, Matheus e Edson discutiram sobre o valor das startups e do ecossistema de inovação dentro das organizações. Destacando os riscos de investir em startups, os palestrantes argumentam formas de trazer as empresas para esse mundo.

O número de empresas emergentes está crescendo e deve se multiplicar nos próximos anos. Então, para os interessados: ainda há tempo de entrar no business das startups. Pensando no número crescente de empresas nesse formato, uma dica deixada pelos executivos para entrar no jogo de forma inovadora, é investir e capacitar mentores de startups para atender às futuras demandas.

O próximo painel foi de Matheus Souza, sobre convicções digitais, falando sobre o que as empresas precisam para ter uma cultura de inovação vibrante. Para o executivo, antes de qualquer coisa é preciso ter uma convicção clara de onde você quer chegar. Utilizar as ferramentas sem estratégias e caminhos simplesmente não funciona. Usando exemplos de novas tecnologias: a IA generativa de hoje, o metaverso do ano passado e as blockchains de dois anos atrás.

Todas tendências interessantes para a inovação, mas que precisam de um objetivo. Ir atrás de ‘trends’ desenfreadamente pode ser um risco de fracasso.

Matheus também traz o que chama de “revolução silenciosa”, que é o fenômeno da Web 3.0. Na Web 2.0, a qual vivemos esse momento, nós não temos posse de muitos dados disponíveis na Internet. Nessa próxima era, viraremos donos da nossa presença digital e nossos próprios dados, inclusive com a possibilidade de monetizá-los.

Em um terceiro momento, com Dagoberto Trento, o tema foi “inovação nas corporações”. Ele destaca que é preciso de paciência, experiência, entendimento e velocidade para um projeto de inovação funcionar. Dagoberto traz um dado destacando que 70% a 90% dos projetos de inovação corporativas fracassam.

Como podemos reverter o cenário? O executivo diz que a nossa estratégia de negócio precisa conversar com aquilo que estamos tentando fazer na inovação. É preciso ter cultura para inovar! Dagoberto também garante que a demanda vem de todos os lados, só precisamos aprender usá-la a nosso favor.

O último palestrante do painel, Luiz Candreva, traz a pauta de tendências de inovação. Ele começa destacando que o caos é um grande catalisador de mudanças. Para ele, o futuro é de quem sabe navegar no caos e fica confortável com ele.

Ele também afirma que estamos em uma batalha constante por relevância, e por isso precisamos sempre pensar na ambidestria organizacional: receita no presente e relevância no futuro.

Por último, ele nos deixa 6 lições importantes sobre o futuro:

  1. O futuro não comporta juízo de valor;
  2. O futuro é distribuído, personalizado, individualizado e único;
  3. O futuro nao pode ser visto com os olhos do passado (e do presente);
  4. O futuro chega de forma heterogênea;
  5. O profissional do futuro é um resolvedor de problemas complexos;
  6. O futuro é ação no presente com aprendizados do passado.

O Fórum de Inovação da Amcham proporcionou insights valiosos e serviu como um catalisador, reunindo visionários e líderes empresariais para compartilhar suas experiências e conhecimentos valiosos sobre inovação.

Deixe um comentário