Desde obras de artes compradas por milhões de dólares, a inaugurações de lojas no espaço virtual: o metaverso vem se mostrando um mundo de possibilidades, ao qual o mercado de trabalho certamente não passará imune. O ambiente artificial que já revoluciona hábitos de consumo e comunicação nas redes também irá transformar o mundo corporativo.
Segundo previu Bill Gates, fundador da Microsoft, em carta de fim de ano divulgada em 2021 a ascensão do metaverso será responsável por uma importante mudança no ambiente de trabalho no futuro. Ele estima que em cerca de 2 ou 3 anos a maior parte das reuniões de trabalho ocorrerão nesse espaço virtual.
Após a adesão ao trabalho híbrido ou totalmente remoto durante a pandemia, algumas dificuldades começaram a ser notadas, como a fadiga do Zoom, relatada por colaboradores após uma sequência de reuniões. A tecnologia do metaverso pode vir para amenizar esse e outros problemas decorrentes do home office. Confira de que maneira essa revolução tecnológica pode impactar as empresas interna e externamente:
Workrooms
A plataforma criada pela Meta (antigo Facebook) consiste em uma sala virtual de conferências. Ela é acessada por funcionários ao usarem um óculos de realidade virtual. Os colaboradores possuem avatares que os representam, e podem interagir entre si. A tecnologia está em desenvolvimento, mas é uma das grandes promessas para os próximos anos.
Consumo
As prateleiras das lojas, como conhecemos hoje, se estenderão aos espaços virtuais. Empresas como Itaú, Ralph Lauren, Nike e Lojas Renner já possuem suas versões artificiais e atraem clientes de todo o mundo.
Segundo pesquisa da Gartner, até 2026, 25% das pessoas vão passar pelo menos uma hora por dia no metaverso para trabalho, compras, educação, interação social ou entretenimento.
Gamificação
As empresas poderão usar e abusar de estratégias de gamificação dentro do espaço do metaverso. Os recursos poderão ser usados como uma forma de gamificar a experiência, fazendo com que todos os participantes sintam-se presentes na reunião.
E você? Consegue se imaginar utilizando o metaverso em seu ambiente de trabalho?
Deixe um comentário