Place participa da edicação de setembro do Café Conosco ABRH

Camile Belmonte – Área de Comunicação

A Place participou, na manhã desta terça-feira (19), da edição de setembro do Café Conosco da ABRH. O evento da vez foi patrocinado pela WTW e explora estratégias de bem-estar no ambiente de trabalho.

O evento teve formato de talk show interativo, focando na conversa e compartilhamento de experiências. O palco foi compartilhado por profissionais da empresa WTW e outros convidados de destaque, que debateram os resultados da pesquisa “Diagnóstico de Bem-Estar 2022“, realizada pela WTW.

Os palestrantes ressaltam a importância, para quem está no papel de gestor, de olhar para cada profissional com um olhar personalizado, passando pelos quatro pilares do bem-estar do colaborador.

O bem-estar emocional, muitas vezes negligenciado por lideranças mais antigas e conservadores, é a base de todo o resto. Contando exemplos pessoais de como lidaram pessoas com questões sérias de saúde mental, os palestrantes afirmam que é preciso criar um ambiente de segurança institucional. Nesse ambiente, todo problema é acolhido e o colaborador se sente a vontade de mostrar suas vulnerabilidades sem ninguém dizer que é “frescura”.

O bem-estar financeiro também é uma peça chave para um colaborador equilibrado. Independente da classe social, existem pessoas com problemas financeiros oriundos de uma má educação na gestão do seu dinheiro. É papel do gestor, também, observar quem está com dificuldades de se organizar financeiramente e tentar fornecer ajuda com planejamento e finanças.

De acordo com os palestrantes, para fornecer o bem-estar social para o colaborador é preciso enxergar ele de forma individual. Afinal, cada pessoa é diferente e não podemos colocar tudo no mesmo “balaio”. As vidas de cada profissional são diferentes e a vontade de um pode não ser a vontade do outro. Diversidade e inclusão também passam pelas individualidades.

O bem-estar físico é a promoção da saúde física dos colaboradores. Ações como incentivar a atividade física regular, garantir que os funcionários tenham acesso a programas de saúde e fornecer um ambiente de trabalho ergonômico são essenciais para esse pilar.

Ao final das palestras em estilo talk show, rolou uma rodada de perguntas em que os profissionais puderam responder as questões do público. Um debate extremamente importante para os líderes de RH!

Deixe um comentário