Isolado não quer dizer longe: como manter o endomarketing durante a pandemia?

A sua empresa não estava preparada, nós sabemos. A crise que chegou com o Coronavírus atingiu marcas de todos os tamanhos. Este poderia ser mais um artigo falando tudo que você já cansou de ler sobre a guerra travada entre Covid19 x Mercado, mas não é. O alvo aqui é o seu time de trabalho.

Desde muito antes da crise atual, já sabíamos o quão essencial é trabalhar com uma equipe engajada, alinhada e, principalmente, motivada a fazer da sua marca a melhor dentro do seu nicho. Dentro deste cenário, a necessidade de se comunicar com as equipes a fim de evitar o pânico, conter rumores e manter a coesão do trabalho é ainda maior.

Estar dentro da empresa facilita muito a resolução de um trabalho de endomarketing bem feito, que cumpra com seus objetivos: trazer motivação, engajar a equipe e endossar a cultura organizacional. Mas como manter e unir os colaboradores em prol da instituição quando o mais recomendado é estarmos isolados?

Mas como fazê-lo?

Para responder à esta pergunta é essencial ressaltar que estar isolado não significa estar longe ou afastado. É possível – e necessário – estarmos cada vez mais perto, engajando a equipe, porém agora buscando fazê-lo de forma remota. Eis aí um grande desafio, principalmente porque um dos pilares do endomarketing é o calor humano, é estarmos integrados fisicamente.

Partindo do princípio de que este é um momento psicologicamente delicado, cuidar de quem realmente move a empresa torna-se uma missão ainda maior. A pergunta que nos fica agora é: como seguir motivando a equipe sem vê-la?

É de comum acordo que para motivar alguém, você não precisa estar vendo-o fisicamente – caso contrário, psicólogos jamais conseguiriam atender via telemedicina. Vamos conhecer algumas boas táticas.

  1. Manter as comemorações

É possível seguir celebrando as datas comemorativas, inclusive, é o recomendado. Aniversários, festa junina, dia do amigo, dia do profissional “x”. Tudo isso é importante para seu funcionário, faz com que ele se sinta valorizado dentro do ambiente de trabalho. Marque uma reunião via Google Meet, Hangouts, Teams, e deixe separe um tempo para espairecer com a equipe. Divirtam-se cada um na sua casa.

Vistam-se a caráter, preparem comidas típicas – se a ocasião permitir -, maquiem-se, decorem o ambiente, tudo com cara de festa mesmo. Divirtam-se cada um na sua casa.

  1. Façam jogos dinâmicos e interativos

Desde antes da pandemia a quantidade de jogos em grupo online já era alta, não há motivo para não utilizá-los durante esse período também. Stop, Gartic, Uno, Agar.io são exemplos de jogos com dinâmicas simples e que podem ser praticados por pessoas de qualquer idade sem confusão.

Uma brincadeira que vem sendo utilizada em algumas empresas é o “Gugu na Minha Casa”. Você lembra quando, nos áureos tempos de SBT, Gugu invadia a casa dos famosos, escolhia um objeto e o dono da casa deveria encontrar aquele objeto em 1 minuto?  É possível fazer adaptações e tornar tudo muito divertido.

  1. Importe-se com o banal

Às vezes é bom fugir do assunto trabalho um pouquinho. Pergunte como foi o fim de semana, dê algumas risadas, conte algo engraçado que aconteceu com você. Esforce-se para deixar o clima mais leve.

É possível pensar um milhão de táticas, é possível ter um milhão de ideias, mas tudo precisa ser guiado através de um único norte: a transparência. É neste momento que a sua estratégia de comunicação interna precisa estar firme e bem elaborada pois o seu colaborador precisa ver transparência em seus líderes. É através dela que a empresa promove o sentimento de pertencimento e melhora o clima organizacional, permitindo que a empresa enfrente a crise com menos dificuldade. E anote aí: o seu funcionário é a chave-mestra da sua marca no mercado!

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