Área de Comunicação

A técnica de entrevista por competências é uma estratégia mais objetiva para a seleção de pessoas. Muito utilizada para cargos de nível tático e estratégico, essa forma de entrevista ajuda a mapear melhor características comportamentais que possam “dar match” com a cultura da empresa que está em busca de um novo colaborador. A técnica é muito bem-vinda quando a vaga exige certas soft skills específicas, como empatia, raciocínio lógico, criatividade, por exemplo.

As constantes mudanças no modelo de gestão de pessoas vêm para dar suporte para as novas necessidades, o que torna, por consequência, as empresas e os profissionais mais competitivos para o mercado. Isso tudo parte da compreensão de que o conhecimento e habilidades técnicas podem ser treinados posteriormente, mas comportamento e cultura é algo intrínseco.

Identificar e analisar a competência das pessoas é compreender o “extra” que as mesmas trazer para se conectar com as necessidades das organizações. Vamos compreender juntos de que maneira elas podem ajudar a tornar seus processos seletivos mais assertivos:

O que são competências

Competências podem ser compreendidas como a união de conhecimentos, habilidades e atitudes — tudo isso gerando como resultado a entrega do profissional. Ou seja, para ter a competência é preciso que o profissional tenha o conhecimento, visto nas técnicas, macetes e estudos; tenha as habilidades para realizar, ou seja, a aptidão e a capacidade para tal; e por fim, tenha a atitude, que consiste no querer fazer, querer colocar em prática.

Podem ser competências individuais o raciocínio criativo, a resolução de problemas, a comunicação, o aprendizado, o autodesenvolvimento de carreira, a liderança, enfim: existem incontáveis exemplos que poderíamos trazer. O importante é que, ao fazer o seu processo seletivo, a empresa saiba exatamente quais competências procura.

Como elaborar competência

Quando se avalia e se remunera um profissional por suas competências, tais colaboradores podem agregar ainda mais valor econômico à organização e valor social para si mesmos. Na hora de realizar uma seleção que exija competências, o primeiro passo é mapeá-las. Sabendo, então, quais são as necessidades da organização, é preciso elaborar perguntas para mapear, durante as entrevistas, aqueles candidatos que possuem as competências que se alinham mais.

Uma competência pode ser resumida da seguinte forma:

Verbo de ação + objeto de ação + condição que se espera na qual o desempenho ocorra + critério de qualidade

No caso do verbo de ação, é importante que expressem uma ação concreta, tais como: analisa, comunica, formula, elabora. Por exemplo: Analisa relatórios contábeis mensalmente com agilidade e assertividade.

Além disso, uma técnica muito utilizada nas entrevistas por competência é a de rememorar situações vividas no passado profissional do entrevistado. Perguntas com descrição de situações/necessidades são ótimas pedidas para que a pessoa relate suas vivências. As pessoas vão contar histórias reais e buscar o que elas fizeram de fato.

Para tal, a estrutura da pergunta pode ser vista da seguinte maneira:

situação ou tarefa + ação que a pessoa realizou + qual o resultado

Por exemplo, “me fale uma situação em que você (…). O que você fez? Qual foi o resultado?”

Por fim, devem ser elaborados critérios de pontuação, como “Não atende, atende parcialmente, atende, supera”, por exemplo. Com isso, tenta-se eliminar a subjetividade na hora de conhecer os candidatos. Além disso, outra vantagem da estratégia é que, com sua aplicação, é possível obter dados comportamentais, identificando o que é da pessoa, e não das equipes pelas quais já passou.

Deixe um comentário