Tem como não ficar ansioso em uma entrevista de emprego, quando vários pensamentos surgem em nossa cabeça?

Perguntas como: se eu não for bem? Se eles não gostarem de mim? Se tiver pessoas mais qualificadas que eu? Se eu não souber responder o que a recrutadora está me perguntando?

É importante destacar que a ansiedade, como todas as emoções, tem uma função importante em nossas vidas. Ela faz com que possamos nos qualificar, melhorar, e nos manter em movimento. Ao não sentir ansiedade, acabamos estagnados.

Mas como tudo na vida é uma questão de equilíbrio NÃO DEVEMOS permitir que ela domine nossos pensamentos a ponto de perdermos o controle sobre eles. Então, utilize de pensamento ao seu favor, para sentir-se mais tranquilo ao iniciar um processo seletivo. E esta é nossa primeira dica!

Dica 1: Os teus pensamentos podem ser teus aliados neste processo

Ao invés de alimentar pensamentos negativos, repita internamente frases que te encorajem. Pense: “A empresa tem tudo para gostar do meu perfil, sou qualificada e correspondo ao que estão buscando para esta oportunidade”, ou “Eu tenho tudo para ir bem, pois está vaga é para meu perfil”. Por falar nisso…

Dica 2: Foque em buscar oportunidades na sua área e para o seu perfil

Não se candidate para todas as oportunidades que aparecerem! Assim, quando estiver em um processo seletivo, terás domínio das atividades propostas e irá se sentir mais seguro na seleção.

Dica 3: Sempre vão existir bons candidatos concorrendo em um processo de seleção, mas você deve acreditar no seu diferencial, no seu potencial

Destaque seus pontos fortes, conte histórias de projetos relevantes dos quais você participou. Foque em salientar suas vitórias, sem pensar no que seu concorrente poderia responder.

Dica 4: Ninguém sabe melhor do que você sobre sua vida e experiências profissionais

Apenas você vivenciou sua trajetória, realizou suas escolhas e superou seus desafios. Ou seja, ninguém melhor do que você para contar sua história!

Dica 5: Não existe o certo ou errado, cada história de vida é única

Valorize seu caminho pessoal. Cada profissional tem uma trajetória diferente, e é isso que o torna especial. Não perca tempo imaginando o que o recrutador gostaria de ouvir como resposta: seja sincero, e tenha consciência de que não existe resposta errada.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com um(a) amigo(a) que está precisando ler isso!

Um comentário

  1. 10 de outubro de 2022 at 17:47

    Antes de fazer uma entrevista de emprego, da aquele friozinho na barriga e bate o nervosismo, nao e mesmo? Para dar fim a essas sensacoes que a ansiedade da e que podem afetar o seu desempenho na frente do entrevistador ou nas dinamicas em grupo, existem alguns truques. Acompanhe este post e confira as dicas que reunimos para voce driblar a ansiedade antes da tao esperada entrevista de emprego!

Deixe um comentário