A importância da devolutiva em uma avaliação psicológica

Como comentei em meu artigo anterior, sobre a diferença entre avaliação de desempenho e avaliação psicológica, um dos momentos mais importantes do processo de avaliação psicológica é a devolutiva das informações encontradas.

A avaliação psicológica pode ser feita durante um processo de transição ou desenvolvimento de carreira, ou ainda, ao participar de um processo seletivo. A sua devolutiva, então, pode ser realizada tanto para o gestor ou líder que solicitou a avaliação, como para o profissional avaliado.

“Mas após a avaliação eu não fui selecionado! O que isso quer dizer?”

Antes de mais nada é preciso entender que a avaliação psicológica ou de potencial não aprova nem reprova um profissional! O objetivo é conhecer e delinear um perfil, entendendo suas principais fortalezas e pontos que ainda podem ser desenvolvidos, conforme seu objetivo de carreira. A avaliação coloca em destaque quais habilidades já são naturais dentro do estilo de um determinado profissional, e até mesmo quais pontos ele já amadureceu e fortaleceu ao longo de sua trajetória.

Realizar a reunião de devolutiva com candidato que foi aprovado ou não é muito importante para que ele saiba qual aspecto pode receber maior atenção e desenvolvimento antes de um novo desafio. Para aqueles que foram selecionados, a devolutiva da avaliação psicológica pode apoiar para que se faça uma transição sólida, com conhecimento dos desafios que estão por vir. A devolutiva é uma ferramenta que proporciona o autoconhecimento e possibilita o desenvolvimento de potencialidades, além de valorizar o esforço colocado pelo avaliado no processo!

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a importância da avaliação e sua devolutiva? Comenta aqui embaixo!

2 Comentários

  1. Rodolfo Pereira Mendes-Reply
    22 de agosto de 2022 at 21:05

    Esse tipo de reunião, não seria anti-ético.?

    • Simón Suzart-Reply
      23 de novembro de 2022 at 18:09

      Por qual motivo?

Deixe um comentário