Por Camile Belmonte – Área de Comunicação
O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados do mundo e um dos mais presentes no dia a dia do brasileiro. Grande parte da nossa comunicação online acontece por meio deste aplicativo. Então, por que não usar ele para ajudar o seu negócio também?
Cada vez mais percebe-se a necessidade de se ter canais abertos com o cliente e estar, também, presente nas redes sociais dele. Segundo a pesquisa Digital 2022: Brazil, 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros usam o WhatsApp. Ou seja, se queremos aumentar a satisfação do consumidor com nossos serviços, devemos investir na aproximação com ele. Usar o WhatsApp como ferramenta para isso pode ser um ótimo caminho!
Porém, como tudo, precisamos ter alguns cuidados. O WhatsApp é um lugar de conversas privadas e o segredo para encantar os clientes com essa ferramenta é ter estratégia. Separamos 5 dicas de como vender pelo WhatsApp para ajudar no seu negócio:
1. USE O WHATSAPP BUSINESS
Em primeiro lugar, utilize a ferramenta disponibilizada pelo aplicativo voltada aos negócios. O WhatsApp Business é um recurso que oferece mais opções para você vender e deixar claro que o seu número é comercial. É possível utilizar o telefone fixo da sua empresa, programar mensagens automáticas, horário de funcionamento, catálogos, etc.
Outro ponto importante do aplicativo é a possibilidade de verificar as métricas de vendas: total de mensagens enviadas e recebidas, além das etapas de cada venda. Trabalhar com dados é fundamental para a sua estratégia de marketing!
2. USE A FUNÇÃO DE CATÁLOGO
Fornecer todos os dados iniciais necessários para o seu consumidor em um único local pode facilitar muito as suas vendas. A função de catálogo disponibilizada pelo WhatsApp Business permite que o seu cliente veja seus produtos e serviços, antes mesmo de mandar alguma mensagem.
3. FAÇA LISTAS DE TRANSMISSÃO
As listas de transmissão permitem que você envie uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, automatizando os seus processos. Diferente dos grupos do aplicativo, na lista de transmissão as mensagens chegam individualmente para o usuário, proporcionando uma experiência ainda mais próxima ao consumidor.
Porém, você precisa tomar cuidado: não envie as mesmas mensagens para todos clientes. Cada cliente está em um estágio: terá aquele que acabou de conhecer o seu trabalho, aquele que já comprou uma vez e aqueles que já te conhecem há bastante tempo. Por isso é importante ter diferentes listas de transmissão para diferentes níveis de relação com os clientes.
4. PEÇA AUTORIZAÇÃO PARA ENVIAR MENSAGENS
Essa dica é importante para evitar futuros problemas! Não envie mensagens sem perguntar antes. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pede que as empresas sejam transparentes sobre o que farão com os dados dos clientes e que só guardem seus dados mediante consentimento.
5. UTILIZE OS STATUS
O WhatsApp também oferece a opção de compartilhar status, que são semelhantes aos Stories do Instagram e do Facebook e desaparecem após 24h. Esse espaço pode ser interessante para publicar comunicados e informações importantes para seus clientes, além de materiais comerciais como promoções, serviços, e etc.
Qual a sua opinião sobre as vendas via WhatsApp? Sua empresa também utiliza a ferramenta para se conectar com o cliente?
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