Dia destes, em uma conversa rotineira de trabalho com um empresário do ramo de serviços, me dei conta de que uma palavra e seu significado me intrigam: Tempo. Uma vez perdido, não há como recuperar. Dinheiro, por exemplo, até é possível recuperar. Mas o tempo, não.
A falta de agilidade, atitudes desconexas – ou simplesmente, a falta de atitudes – nos fazem perder o que é mais sagrado: o Tempo. Todos estes pensamentos vieram à tona por este empresário ter comentado que Verdade, para ele, é algo forte na empresa e de extremo valor. Fiquei pensando que, na verdade, a Verdade, é a maior mentira com a qual convivemos nesse momento.
Olhe ao redor: fake news em profusão, interpretações mentirosas, e por aí vai. Perdemos Tempo interagindo com as falsas e ditas verdades, e as mentiras mais ofensivas. Tudo em função de políticas de poder, que não levam a lugar algum. Ah, levam sim! À perda de Tempo.
Há que se estabelecer novos critérios e valores? Teremos que resgatar o que tínhamos como premissa do que realmente é Verdade e o valor desta palavra? O maior desafio, creio eu, é descobrir como colocar de volta na vida, no dia a dia e nas atitudes das pessoas, algo tão importante. Enquanto há falta de tudo: educação, obediência, olhar pelos outros e por si mesmo, olhar pelo País… A tônica do egoísmo virou rotina.
Analisando este panorama, acredito que há é falta de LIDERANÇA GLOBAL, aquelas lideranças ilibadas, como Martin Luther King, George Marshall, Eleanor Roosevelt, Margaret Thatcher, entre outras. A história de que cada um deve ser líder de si mesmo é uma inverdade. Afinal, parece que todos necessitamos de alguém para admirar e respeitar, e até definir caminhos. A Liderança e seu significado foram esquecidos, enquanto perdíamos Tempo com outras demandas.
O mundo está ficando insalubre, indefinido e sem esperança. Onde se olha se vê falta, principalmente de Verdade. E haja Tempo e dedicação para trazer ordem! Sempre ouvimos que “o tempo passa rápido”. Mas o Tempo está sempre aí, quem passa por ele somos nós. Todos os dias amanhecerá e anoitecerá, e resta a nós estabelecermos prioridades reais para aproveitar ao máximo o tempo que temos.
Deixe um comentário