Neste momento, no mínimo muito diferente, necessitamos utilizar de nossa criatividade, iniciativa, automotivação, concentração e determinação para um home office mais produtivo.
Nossos sentidos estão direcionados a vários estímulos, como: cuidado com a casa, filhos, família, animais, trabalho, excesso de informações, entre outros tantos. Por este motivo, devemos desenvolver e melhorar nossa inteligência emocional. Se faz necessário aprender a seguir uma rotina de trabalho consistente e eficiente, que não nos traga prejuízos na produtividade, nem em nossa saúde mental e física.
No processo de adaptação será essencial aprendermos a mudar nosso mindset. Definir se vamos encarar a vida de forma mais otimista ou pessimista será fundamental, pois pensar positivamente ou negativamente é determinante para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
O importante é entendermos que esta escolha está em cada um de nós. Devemos quebrar paradigmas e desenvolver o pensamento criativo, “pensar fora da caixa”. Tais ações são fundamentais para o crescimento e evolução da nossa inteligência emocional.
Estamos tendo a oportunidade de identificar novas capacidades e habilidades, que por sua vez nem sabíamos que tínhamos, buscar aprendê-las e desenvolvê-las é essencial. “Fazer do limão uma limonada doce”, procurar nosso equilíbrio, criar rotinas saudáveis e que nos proporcionem alegrias, nos trará resultados muito positivos.
O momento é delicado, porém acredito que dias melhores virão. É preciso seguir vivendo, refletindo, aprendendo e encarando os desafios. Sem dúvida podemos tornar o trabalho home office bastante produtivo e mais criativo, e, se soubermos selecionar e aplicar todas as informações que estão ao nosso alcance, seremos capazes de transformar nossas vidas e criar um ambiente emocionalmente mais abundante e fértil.
Um comentário
Excelente artigo. Muito esclarecedor para momento em que estamos vivendo!