Por Camile Belmonte – Área de Comunicação
A gamificação, do inglês gamification, é a estratégia de usar práticas de jogos em diversas áreas, como nos negócios, na educação ou em treinamentos. Essa técnica tem o objetivo de aumentar o engajamento em tarefas que não são de entretenimento, tornando a experiência mais agradável.
Na estratégia, elementos característicos dos jogos são utilizados para motivar e engajar pessoas: com rankings, missões para realizar e recompensas ao completar as tarefas. A gamificação está cada vez mais presente no mundo corporativo, visando um maior envolvimento das empresas com os funcionários e com os clientes.
Adotar essa metodologia nas organizações pode trazer diversos benefícios para o relacionamento dos colaboradores com os empregadores: aumenta o empenho com a marca, impacta na produtividade, agrega um diferencial de destaque à corporação, desenvolve de qualidades subjetivas dos profissionais, fortalece o espírito de equipe, dentre outros.
Como usar essa estratégia na gestão de pessoas?
Com o cenário de pandemia, junto com as mudanças no mercado e inovações que surgem a cada ano, todos os setores precisaram se reinventar, especialmente o de Recursos Humanos, viu a necessidade de buscar alternativas para aproximar os funcionários. A gamificação se encaixa nesse contexto, podendo ser fundamental para a gestão de pessoas e contribuir para motivar os colaboradores, evoluindo os resultados da empresa.
Para aplicar a técnica ao RH, primeiramente, é preciso definir em qual processo será utilizada a prática. Em algum treinamento da equipe? Na comunicação interna? Nos recrutamentos? Basicamente, qualquer processo pode adotar essa estratégia!
Depois, defina regras claras de participação e quais serão as recompensas. Descreva com detalhes e transparência tudo o que os participantes terão que fazer, como deverão atuar, etc. Também é importante definir objetivos para que a estratégia beneficie cada vez mais a empresa. Qual área da organização está precisando de uma atenção maior? Aperfeiçoar os serviços deste setor pode ser um bom objetivo.
Quando o projeto estiver aplicado, compartilhe constantemente os resultados e faça devolutivas sobre o andamento das atividades. Dessa forma, todos podem visualizar o que está funcionando e o que não vigora, além de perceber os próprios aspectos que necessitam de melhora, para receber as recompensas.
3 exemplos de gamificação nas empresas
Muitas organizações já perceberam as vantagens e adotaram práticas de gamificação em seu dia a dia. Separamos alguns exemplos reais de empresas que usam essa técnica para você se inspirar.
1- Microsoft
A empresa criou o Programa de Recompensas para a Localização de Bugs, que oferece pequenos prêmios a quem consegue identificar erros nos seus sistemas. Além de engajar os próprios funcionários em identificar falhas nos softwares da corporação, o programa também permite usuários externos a repararem esses erros.
2 – Gerdau
A empresa siderúrgica brasileira investiu em um programa de capacitação pessoal com óculos de realidade virtual no treinamento de seus funcionários. Os colaboradores da companhia participaram de uma simulação da oficina, em que tinham o objetivo identificar riscos nas atividades de sua área de atuação.
3 – Deloitte
A multinacional investiu na gamificação em cursos on-line de treinamento e capacitação para colaboradores. Essa substituição também reduziu o tempo médio de treinamento em quase 50% e aumentou a adesão aos cursos em em quase 47%.
O que acha da estratégia? Conhece alguma outra empresa que também aderiu? Conta pra gente!
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