O dia de muitas pessoas já começa assim: abrindo os aplicativos de redes sociais no celular para dar aquela conferida. Depois, uma notícia para ler no intervalo do trabalho, uma série para assistir antes de dormir…. Esses são apenas alguns exemplos de como a internet é parte da rotina do brasileiro. Os dados confirmam essa tendência: três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas conectadas, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019.
Ao acessar as redes sociais, por exemplo, o usuário é bombardeado com informações de todas as categorias. Dentre elas, incontáveis estratégias de marketing digital (por mais que não as reconheça de maneira consciente). É por isso que as empresas — desde os pequenos negócios, até as grandes multinacionais — vêm aumentando seus investimentos em presença online. Hoje, estima-se que 67,3% das empresas adotam o Marketing de Conteúdo. Para você não ficar para trás, detalhamos a importância de se ter um plano de comunicação digital para a sua empresa, e assim, você não terá mais dúvidas na hora de dar esse passo!
Com o marketing digital você:
… se faz presente
Em 2019, a pesquisa Content Trends mostrou que 97,3% dos entrevistados consomem conteúdo online, em sites, blogs, plataformas e redes sociais. É quase unânime a necessidade de ter presença online para que as pessoas conheçam o seu negócio.
Quando se fala de planejamento estratégico, a premissa de ser visto para ser lembrado é uma grande verdade. Quanto mais pessoas você alcançar, mais será lembrado e, por consequência, terá mais possibilidades de criar conexões reais com o seu público. Mas isto é assunto para o próximo tópico!
… alcança mais pessoas e cria conexões genuínas
O mundo digital não tem fronteiras! Ainda mais quando o assunto é alcance: com uma estratégia bem definida, você pode fazer suas ideias chegarem em mais usuários. Com as ferramentas certas, você também pode conhecer seu público e saber o tipo de conteúdo a oferecer para que as conexões se solidifiquem. Os usuários das redes sociais, por exemplo, conhecerão os valores por trás da sua empresa a partir das suas publicações.
É o que mostra uma pesquisa realizada pela HubSpot, em que 54% dos consumidores declararam que desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam. Isso porque na hora de adquirir um produto, as pessoas desejam se identificar com a marca, e para isso, gostam de acompanhá-la, saber quais ideais defende, como se posiciona diante do mercado. O seu público-alvo não quer simplesmente comprar o seu produto: ele quer adquirir a experiência de marca que está representada naquilo que você vende.
…. diversifica suas estratégias e acompanha os resultados
As estratégias de marketing digital têm um leque de possibilidades de atuação. Você pode ter um blog no WordPress, no qual publicará textos relacionados ao seu ramo de atuação; ter um canal no YouTube para conversar diretamente com seu público; enviar e-mails marketing com conteúdos especiais para pessoas cadastradas em seu site; ou apenas criar perfis para seu negócio nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Você personaliza sua estratégia de acordo com os seus objetivos!
Ainda está com medo de investir tempo e dinheiro e não obter retorno? Isso não vai acontecer. Tendo presença online, você vai poder acompanhar os resultados de suas estratégias e saberá exatamente o retorno que seu investimento trará a partir das métricas que as próprias plataformas online oferecem. Com seus objetivos em mente e os números em mãos, você saberá com precisão quais ajustes serão necessários para alavancar o seu conteúdo.
O marketing digital tem uma lista de benefícios incalculável, e aqui apresentamos apenas alguns para incentivar você investir cada vez mais em presença e atuação online para que seus negócios prosperem ainda mais. Lembre-se que toda mudança importante precisa de um primeiro passo! Logo, todas as estratégias serão agregadas à rotina já existente na sua empresa, e os resultados que você colherá servirão de motivação para seguir investindo mais e mais nas suas ideias.
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