Em alguns artigos lidos podemos perceber que o mundo já mudou, e que o que nós esperávamos como “futuro” já começou. Nossos negócios estão totalmente direcionados para era digital, portanto quem ainda não se conectou na busca de atualização e novas tecnologias para a comercialização, está fadado a desaparecer do mercado.
Os consumidores atuais estão mais exigentes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. A grande maioria tem sobre seu alcance os canais digitais como Linkedin, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, WhatsApp, entre outros. Estes canais facilitaram a comercialização, mas é preciso lembrar que os consumidores cada vez mais realizam pesquisas de preço e qualidade, tendo informações disponíveis e ferramentas mais assertivas para escolha de suas compras. As organizações tendem a ser mais competitivas e agressivas, utilizando de meios tecnológicos que facilitam e agilizam a melhor exposição de seus serviços e ou produtos.
O estudo The Changing Face Of B2B Marketing, publicado pelo Google em 2015, nos revela que a internet é a ferramenta de pesquisa utilizada por 89% dos compradores B2B. Destes, 71% começam a busca com termos genéricos e visitam aproximadamente 12 sites até envolverem com uma marca.
Observem que esta não é uma pesquisa tão recente – e nós já tínhamos que estar vendendo mais online, pois nossos clientes já nos pesquisavam.
Por termos consumidores mais conectados e influenciados por diversas forças, comercializar se tornou um mecanismo muito complexo no mercado tradicional, e nem se fala agora, com a pandemia. Não podemos mais ter a interação com as pessoas e necessitamos continuar vendendo! As soluções padrões não são mais eficazes, pois consumidores B2B estão na busca de atendimento personalizado, muito similares ao B2C que oferece uma experiência qualificada e agilidade na entrega.
As mídias sociais impactam na jornada de compras. Conforme uma pesquisa norte americana em 2017, 81% da população estava inscrita em perfis de redes sociais e, no mundo, este número alcançou 2,62 bilhões de usuários. Este número ainda poderá ser diferente, pois nem contávamos com a mudança que coronavírus está fazendo no mundo.
Com tudo isto, temos que nos atentar, revisitar e transformar nossos sites empresariais, pois eles não são mais um cartão de visitas, mas sim um meio de oferecermos conteúdo de valor, propondo engajamentos para convertermos leads em clientes. Em resumo, estamos vivendo a era de uma mudança cultural no B2B, na qual temos que mudar a mentalidades das organizações, além de investimentos tecnológicos e treinamentos técnicos.
É necessário que toda empresa embarque em uma transformação digital. Para isto temos que pensar mais estrategicamente e termos profissionais que tenham condições de liderarem equipes, permitindo erros e acertos, pois obteremos ideias novas para realizarem a transformação da cultura digital para B2B.
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