ENTREVISTA TÉCNICA x ENTREVISTA POR COMPETÊNCIA

Se você foi convidado para uma entrevista de emprego, com um recrutador ou com seu potencial gestor, é sinal de que já passou por um funil e tanto no processo seletivo. É durante ela que as habilidades propostas pelo candidato em seu currículo são confirmadas, sendo essa fase considerada o ponto de encontro entre o futuro profissional e a organização.
De maneira geral, a entrevista não é tão simples quanto parece. O entrevistador precisa ter uma percepção bastante apurada do comportamento do candidato e, por esse motivo, é normal seguir alguns modelos padronizados de entrevistas. Atualmente, os mais conhecidos são a entrevista técnica e a por competência. Você sabe a diferença entre elas?

Entrevista técnica
Neste tipo de entrevista, o foco dos questionamentos está mais ligado às experiências técnicas. Nela, o entrevistador possui conhecimentos, no mínimo, compatíveis com os do nível do candidato, sendo que, normalmente, são profissionais da própria área de trabalho.
Diferentemente do que pensando pelos candidatos, durante a entrevista técnica não há uma expectativa que eles saibam as respostas de todos os questionamentos feitos ou que seja respondido conforme livros e/ou manuais técnicos. A expectativa do entrevistador está relacionada com a capacidade dos profissionais de relacionar as informações técnicas e coordená-las de maneira produtiva.
Para se sair bem em entrevistas nesse formato é necessário apoiar as respostas com suas vivências práticas, destacando quais ferramentas e metodologias foram utilizadas e quais foram os passos até encontrar a solução, por exemplo. Outra dica importante é não inventar sobre o que não possui conhecimento. O entrevistador provavelmente entende do assunto que está questionando, portanto, a melhor atitude é ser sincero. Diga que ainda não teve contato com o tema, mas que poderá procurar entender.

Entrevista por competência
Competências são os conhecimentos, atitudes e habilidades que moldam a nossa personalidade. As comportamentais, mais especificamente, estão relacionadas com a inteligência emocional, ou seja, com o nível de equilíbrio e de adequação do indivíduo com o meio em que ele está inserido. Dessa forma, a entrevista por competência valoriza as experiências dos candidatos, pois considera que as vivências anteriores são bons indicadores para desempenhos futuros.
Para se sair bem nesse formato de entrevista, o candidato precisa manter a calma e buscar relacionar os questionamentos do entrevistador com situações que já tenha vivido. Entre os tópicos mais comuns abordados nesse tipo de entrevista estão:

  • Mencionar sobre uma situação imprevista que tenha administrado na função anterior e como foi o resultado;
  • Descrever um grande problema que tenha ajudado a solucionar, apontando quais ideias foram aproveitadas;
  • Identificar ideias ou sugestões produtivas que teve em experiências anteriores;
  • Mencionar um momento em que assumiu a responsabilidade por uma tarefa que não era atribuição e o motivo;
  • Descrever uma situação de conflito vivenciada e como foi administrada.

Deixe um comentário