OUTPLACEMENT – UM PROCESSO DE DESLIGAMENTO HUMANIZADO

Ser demitido não é algo fácil. Independente da atividade ou do cargo, o profissional fica frustrado e decepcionado pelo acontecido. As empresas passam por reduções de custo, mudanças nas diretrizes e estratégias, ou reestruturações de equipe, o que, muitas vezes, não é dito claramente aos profissionais.
A demissão é um processo delicado, pois, além de atingir o aspecto econômico da vida do profissional demitido, é afetada também sua autoestima, segurança e, em alguns casos, sua estrutura familiar. Mas, será que é possível demitir alguém de maneira humanizada, evitando causar traumas? Sim!

O que é Outplacement?
O Outplacement consiste na humanização do processo de desligamento. Ele ocorre por meio de um apoio, oferecido pela empresa, ao colaborador que está sendo demitido para sua transição de carreira. Com esse processo, a trajetória se torna mais sútil e estruturada.
O desligamento humanizado oferece benefícios tanto para a empresa, que cumpre seu papel social e fica com uma imagem boa interna e externamente, quanto para o colaborador desligado, que recebe um apoio personalizado para os novos desafios. A orientação vai desde a análise do currículo, desenvolvimento das competências e preparação para futuras entrevistas até o encaminhamento a novas oportunidades.
É comum também, no processo de desligamento humanizado, as empresas estenderem o tempo de alguns benefícios ao colaborador desligado. Os mais comuns são a prorrogação da assistência médica, a utilização do carro da empresa (caso já fosse usado antes) e, inclusive, o auxílio no pagamento do aluguel.
Contudo, se engana quem pensa que o Outplacement inicia somente na demissão do colaborador. O processo é estruturado e planejado com antecedência, normalmente, entre o departamento de recursos humanos da empresa em conjunto com uma consultoria especializada.

Kopelli Desenvolvimento Empresarial
Depois de compreender a importância Outplacement para as empresas, aproveite para conhecer a parceira da Place Consultoria e RH que atua nesse segmento. A Kopelli Desenvolvimento Empresarial apoia as empresas nos desligamentos de profissionais, orientando os assessorados na transição de carreira, proporcionando a reflexão e a construção de um plano de ação. Saiba mais informações sobre a Kopelli e seus produtos no site www.kopelli.com.br, na sua página do Facebook e no seu perfil do Linkedin.

Deixe um comentário