AMBIENTE DE TRABALHO HARMÔNICO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA

Ao trabalharmos, passamos, pelo menos, um terço do nosso dia na empresa com o compromisso de produzir de forma criativa, e o ambiente de trabalho é um grande influenciador desse comportamento. Ele pode atuar de maneira positiva ou negativa no engajamento, motivação, satisfação, produtividade e desempenho dos colaboradores.

Mas, o que será que deve ser feito para ter um ambiente no qual todos queiram fazer parte e que contribua para a evolução dos colaboradores? Será que é necessário seguir os exemplos das grandes empresas de tecnologia, que criam ambientes com jogos de videogame e almofadas enormes para descanso?

A resposta é: sim e não. Tudo depende de qual é o ambiente de trabalho mais propício para desenvolver a produtividade em cada empresa. Nos locais que envolvem criação, como marketing e conteúdo para web, a criatividade deve ser estimulada. Logo, a mente precisa de um ambiente tranquilo e confortável, que estimule o “pensar fora da caixa”.

Nas empresas cuja atividade principal é voltada para vendas, é preciso motivar a persistência, a empatia e a capacidade de compreender diferentes pontos de vista, além da inovação. Já nos ambientes cuja mensuração e controle de resultados e números são o principal objetivo, é necessário promover a concentração e o descanso mental, para aliviar o estresse provocado por muitas horas voltadas para planilhas e relatórios.

Além do espaço físico destinado ao trabalho, o ambiente também é influenciado pelas outras pessoas que o compõem, pela cultura organizacional e os benefícios e incentivos que a organização oferece. O líder também possui um papel importante na criação de um ambiente harmônico, pois ele pode estimular, incentivar, punir ou coibir sua equipe. Isso significa que o estilo de liderança pode modificar o comportamento dos membros da equipe.

Como proporcionar um ambiente de trabalho harmônico nas empresas?

Manter um ambiente harmônico e agradável na empresa pode ser mais simples do que pensamos. Atitudes simples no dia a dia são o segredo. Por isso, fizemos uma lista com algumas dicas:

  1. Pregue a cultura do respeito;
  2. Estimule atitudes positivas entre os colaboradores;
  3. Implemente a prática do feedback;
  4. Incentive o bom relacionamento entre os colegas;
  5. Comemore pequenas e grandes conquistas;
  6. Valorize as pessoas profissionalmente.

Para implementar essas sugestões, é possível, por exemplo, estudar práticas de integração entre equipes, seja por meio de eventos ou projetos entre áreas. Realizar pesquisas entre os colaboradores, visando descobrir o que eles consideram como boas formas de gratificação e comemoração para as conquistas grandes e pequenas, é uma alternativa também. Outra opção é estruturar um plano de cargos e salários, o considerando como um reconhecimento além da remuneração.

Kopelli Desenvolvimento Empresarial

Depois de compreender a importância de um ambiente de trabalho harmônico, aproveite para conhecer a parceira da Place Consultoria e RH que atua com consultorias empresariais. A Kopelli Desenvolvimento Empresarial desenvolve os projetos em estreita colaboração com os gestores, com o objetivo de gerar resultados mensuráveis para as empresas. Saiba mais informações sobre a Kopelli e seus produtos no site www.kopelli.com.br, na sua página do Facebook e no seu perfil do Linkedin.

Um comentário

  1. Mario Luis Fernandes-Reply
    8 de julho de 2018 at 18:35

    Muito bom o texto! Nem sempre grandes estratégias e investimentos são necessários para proporcionar um ótimo clima organizacional.

Deixe um comentário