Ao se pensar na consolidação da carreira profissional costuma-se pensar, também, na ideia de possuir um bom emprego, capaz de garantir estabilidade e suprir as necessidades emocionais e financeiras. Mas, em que momento a busca pelo emprego ideal se inicia?
A comunicação tem se provado uma forte aliada e demonstrado, na prática, que pouco adianta um extenso currículo, fundamentado nos mais variados cursos sobre a área de atuação em questão, se, antes disso, não forem trabalhadas as habilidades sociais. Possuir contato direto com as empresas é primordial para que se consiga garantir, também, o contato direto com muitas das oportunidades.
No dia a dia é possível perceber a constante consolidação dessas parcerias, por meio de instituições de ensino ou de redes sociais. Para isso, é preciso que exista a consciência, por parte do profissional, de que a carreira se constrói a partir das pequenas relações, como as existentes na faculdade (ou cursos profissionalizantes e extensivos) desde o momento em que se iniciam os estudos.
A forma como as dificuldades do curso são enfrentadas, bem como os graus de resiliência, comprometimento e ética são fatores capazes de dizer muito sobre o profissional que se é ou se tornará. Um excelente aluno, colega ou amigo poderá vir a ocupar, também, a posição de um exímio profissional.
Além desse contato direto, algo que também se encontra cada vez mais presente em nosso cotidiano são as redes sociais; algumas, inclusive, voltadas à finalidade de se conquistar um emprego. O LinkedIn, que auxilia na divulgação de profissionais e suas aptidões, tem se mostrado de suma importância para a manutenção das relações já estabelecidas e a criação de novos vínculos. Trabalhar na divulgação do perfil profissional é demonstrar interação direta com o que podemos chamar por networking – rede de contatos profissionais.
Somente por meio da comunicação constante, seja ela pessoal ou virtual, é que se poderá garantir a devida referência frente às experiências e perfil profissional. O fato é que, em tempos atuais, como dito no conhecido ditado popular, “quem não é visto, não é lembrado”.

Kopelli Desenvolvimento Empresarial
O networking é um dos assuntos tratados nos projetos desenvolvidos pela parceira da Place Consultoria e RH. A Kopelli auxilia na construção de um plano de carreira para profissionais que buscam seu aprimoramento. Por meio de encontros com a consultora, o profissional reflete sobre tendências de mercado, autoconhecimento e projeção de carreira. Saiba mais informações sobre a Kopelli e seus produtos no site www.kopelli.com.br, na sua página do Facebook e no seu perfil do Linkedin.

Deixe um comentário