Vivemos em um momento em que é praticamente impossível não estar conectado. Com a crescente utilização da Internet, as redes sociais tornaram-se grandes aliadas na busca por boas posições no mercado de trabalho. Da mesma forma, as organizações buscam candidatos com as competências e comportamentos adequados à sua cultura.
O Linkedin desponta como uma grande ferramenta na busca por empregos pela internet, pois além de caracterizar-se pela facilidade de uso, é gratuita e acessível a todos. Com milhares de ofertas de trabalho publicadas diariamente, o Linkedin também ajuda a criar uma boa rede de contatos profissionais.
Pensando nisso, separamos algumas sugestões para ajudar os candidatos a conquistarem uma oportunidade pela rede social:
• Mantenha o seu perfil atualizado
Colocar informações pertinentes e utilizar a escrita formal é imprescindível. Um perfil bem escrito e atualizado conta muitos pontos. Complete-o com informações relevantes, que o auxiliem a alcançar os seus objetivos, mas tenha cuidado para não expor aspectos pessoais e dados desnecessários. Além disso, devem estar presentes informações referentes a conhecimentos técnicos específicos e a descrição completa das atividades desenvolvidas. A maioria das buscas é realizada por meio de palavras-chave, ou seja: mais palavras-chave no perfil significam mais chances de ser encontrado por “headhunters” e receber ofertas de emprego.
• Disponibilize o seu contato
Não incluir os contatos que permitam que o candidato seja encontrado é outro grande problema. O Linkedin é uma rede social com o propósito de oportunizar relações com o mercado de trabalho, não há razão para não querer que as pessoas o achem. O ideal é incluir na seção de contatos um e-mail e um número de telefone.
• Faça contatos
Com a possibilidade de formar uma grande rede de contatos, é importante participar de debates e grupos de sua área de trabalho, proporcionando networking e crescimento profissional. O site é um espaço de compartilhamento, então converse com as pessoas com diferentes experiências, construa relações e contribua com novas ideias.
• Prepare-se para o mercado
A internet possibilita a aproximação com a organização em que se deseja fazer parte, por isso pesquise e conheça mais sobre a história e a cultura da empresa. Utilize todo o potencial que está ao seu alcance, siga locais que você gostaria de trabalhar e estude o perfil dos profissionais que estão nesta organização, isso dará a você vantagens em um processo seletivo.

Depois de todas essas dicas, aproveite para conhecer nossas oportunidades. Fique atento ao site www.placerh.com.br, siga a Place RH no LinkedIn, no Twitter, no Instagram e curta nossa página no Facebook.

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