O poder da Empatia: escrito toda equipe Place RH

Agora, mais do que nunca, estamos sentindo na pele o poder e a necessidade da presença de um sentimento tão nobre e mágico chamado empatia em nossas vidas. Seu significado é, nada mais, nada menos, do que termos a habilidade de entender a necessidade do outro.  Parece fácil, não é?!

Este sentimento faz parte de um conjunto de qualidades presente no ser humano. Uns tem, outros não. Mas, mesmo que não esteja enraizado em você, ele pode ser desenvolvido através de sua inteligência emocional e psicológica.

A maioria das pessoas pensam que empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Cognitivamente é impossível sentirmos o que o outro sente. Porém podemos desenvolver começando com a capacidade de ouvir sem julgamentos, buscar a necessidade por trás do comportamento, entender a necessidade do outro de uma forma genuína. Empatia é uma escolha a ser praticada todos os dias.

Para praticarmos, o ideal é sempre pensar duas vezes antes de agir e assim não atropelar o sentimento do outro. É necessário respeitar os sentimentos e entender as diferenças dos seres humanos o que muitas vezes não é fácil, principalmente neste momento que estamos vivendo que os sentimentos estão a flor da pele e nosso autocontrole a mil. A educação emocional diz que todos nós temos o direito inquestionável de sentir tudo o que sentimos, mas o importante é como expressamos nossas emoções, é o que faz a diferença para exercitamos nossa empatia.

Atualmente se faz ainda mais necessário entendermos este conceito e a necessidade de nos colocarmos no lugar do outro. Este é um fator importante e que nos mantém conectados nesse momento de distanciamento. Todos estamos passando pelas mesmas angústias, receios e dificuldades, e a empatia permite acolhermos uns aos outros e, de alguma maneira, amenizar as nossas dores. Não somos os únicos a viver as mudanças dos últimos tempos, e pensar no coletivo faz com que os momentos difíceis sejam superados de uma maneira mais leve, com mais amor e menos julgamento.

Importante também lembrar que empatia não é sinônimo de simpatia. Mais do que oferecer um sorriso e palavras gentis para alguém, também é sobre ceder espaço ou estar próximo, mas sem cobrar uma postura otimista em um momento complexo. Não é uma atividade fácil, mas quanto mais desenvolvermos nosso autoconhecimento, maior será nosso repertório de experiências que nos possibilitam praticar a genuína empatia.

E quando conseguimos genuinamente sermos empáticos, somos capazes de amenizar a dor do outro, de acolher, podendo dar o melhor que nós temos respeitando nossos limites. Empatia é um exercício diário, vamos aprendendo e internalizando, para não só sermos melhores com o outro e sim sermos melhores com nós mesmos, pois quando somos capazes de entender o outro aprendemos e crescemos como seremos humanos. É impossível nos colocarmos no lugar do outro, mas é possível ouvir, entender, e agir de forma positiva em relação a necessidade do outro. Empatia é um ato de carinho com quem recebe e com nós mesmos quando damos o nosso melhor e crescemos com cada atitude positiva que praticamos com o coração.

Vamos ter a consciência que precisamos uns dos outros para alcançar a felicidade, principalmente em momentos tão sombrios. É hora de abrirmos mais os olhos e observarmos mais o que e quem nos rodeia. Não estamos sozinhos!

 

3 Comentários

  1. Rosmeri-Reply
    5 de junho de 2020 at 22:32

    Texto maravilhoso? Parabéns à todos??? Muitas vezes só o ato de você ouvir a pessoa que precisa de você naquele momento, com atenção e sinceridade, já ajuda muito. E para quem ajuda, é muito gratificante.

  2. Pedro Nedel-Reply
    23 de junho de 2020 at 15:32

    Muito bom, devemos sim escutar mais e agir com clareza.

  3. Márcio Tadeu Xavier da Cruz-Reply
    8 de julho de 2020 at 02:52

    Muito edificante este artigo! Parabenizo toda a equipe pela riqueza de detalhes ao abordar algo tão sublime e que é a habilidade de entender a necessidade do outro e agir de forma assertiva para suprir a necessidade alheia e, consequentemente, de si mesmo, ao praticar a empatia.

Deixe um comentário