Resiliência em Tempos de Crise: um texto escrito por oito mãos

A capacidade que o ser humano tem de se recuperar de situações de crise e aprender as melhores formas através de pensamentos otimistas e mentes flexíveis é incrível. É necessário estabelecer metas claras e ter a certeza de que tudo passará e dias melhores estão por vir. Em momentos de crise, como este que estamos vivendo, precisamos lançar mão da nossa “caixinha” de ferramentas. Uma delas é a tão falada resiliência. Vamos entender um pouco mais sobre.

Resiliência é a capacidade que temos de rapidamente nos recuperarmos e/ou de nos adaptarmos a situações de crises e mudanças. O otimismo nos permitirá chegar em nossos objetivos. Situações difíceis aparecem, e, diante delas, devemos tirar proveito das lições positivas que elas deixam. Momentos de crise nos fazem refletir sobre nossa vida, nossa rotina, nossos hábitos e nos tornam mais fortes.

Acreditar em suas potencialidades e que seus conhecimentos adquiridos no passado podem serem transformados e que, com otimismo, conseguiremos chegar em nossos objetivos. Devemos estar abertos para o novo, pois pessoas resilientes enxergam situações difíceis como desafios e nestas horas testam sua capacidade de transformações e “dão a volta por cima”, utilizando de suas criatividades e inovações. E agora não será diferente, com certeza nosso dia a dia vai mudar (como já mudou) e precisaremos nos readaptar para que possamos seguir em frente.

É importante entendermos o atual cenário em que estamos inseridos, entender o momento que estamos vivendo e as mudanças ocorridas. Esse é o primeiro passo para sairmos da nossa “caixa” e de fato iniciarmos e praticarmos as mudanças necessárias. Conhecer a si mesmo, entender seu tempo e sua rotina são fundamentais para passar por crises e situações adversas. Nesse momento, ser resiliente é um diferencial para enfrentar e passar por essa situação. É preciso parar, olhar para si e buscar alternativas, novas formas de agir, de pensar e de ser, inclusive.

É difícil quando tudo muda tão de repente, quando o que conhecíamos passa a não existir, quando o seguro não é mais seguro. Mas com calma, paz, sabedoria e disposição para o novo, é possível sair de uma crise mais forte.

Muito falamos sobre nossa capacidade de sermos resilientes, em especial em períodos desafiadores. Escutei uma frase esses dias que gostei muito e tenho pensado nela com frequência: “para ter sorte é necessário ter coragem”. Na minha adaptação, diria que para seguir resiliente é necessário ter coragem! Não tenhamos receio de aceitar os desafios que surgem daquele lugar que fica além do nosso controle, nem de olharmos para nós mesmos e nossa caixa de ferramentas, todo desafio pode ser catalisador de grandes transformações – ao nosso redor e dentro de nós!

Chega um momento em que precisamos parar, pensar e nos prepararmos no que acontece depois desse momento. Ser resiliente e passar por esta fase é fundamental, mas avaliarmos qual o aprendizado tiraremos disso tudo é tão importante quanto. Pensarmos como seremos daqui para frente, como podemos melhorar a partir de tudo que vivemos e planejar um futuro de incertezas, mas que com calma, paz, sabedoria, coragem, disposição para o novo e unidos seremos muito capazes de sairmos; muito melhores.

Condicionar a mente a tolerar pensamentos assustadores e conseguir esquivar-se do sofrimento ao entender que a dor, inevitavelmente, fará parte da trajetória da vida. Parece complicado, né? Mas desde criança sabemos que a dor existe e somos ensinados a conviver e lidar com ela da melhor forma possível. Agora não será muito diferente. A diferença, talvez, é que agora estaremos todos juntos aprendendo a lidarmos com a mesma dor simultaneamente. Estaremos tentando aprender uma lição vinda de uma aula diferente em que todos assistimos ao mesmo tempo.

Com calma, paciência e tranquilidade, atravessaremos a linha de chegada e certamente agradeceremos ao nosso “eu” do passado por ter sido sábio ao lidar com esta situação.

4 Comentários

  1. Joana Cristiane Jung Weber-Reply
    20 de maio de 2020 at 09:48

    Parabéns pelo artigo!
    Justamente os desafios vêm para nos conhecermos, melhorarmos e criar coragem para vencê-los.
    A resiliência é a chave para esse processo.

  2. Arnaldo Prendes Jr.-Reply
    13 de maio de 2021 at 20:53

    Grande verdade, não nova , mais é através da dor que aprendemos e se parar para pensar um pouco, veremos que uma das lições é, que amando mais o próximo a dor atenua.

  3. Maria Eduarda-Reply
    30 de junho de 2021 at 18:10

    Parabéns pelo texto! Eu estou me tratando na E-Terapia Online (www.fernandaonline.com.br), recomendo porque eles são ótimos. Todo mundo devia poder fazer terapia, seria muito bom ?

  4. Vera Salbego Kuosinski-Reply
    17 de fevereiro de 2023 at 00:54

    Excelente artigo. Parabéns!
    Procuro ler muito sobre a resiliência. Desenvolver força pisiquica é a chave da felicidade.

Deixe um comentário