Tudo o que você precisa saber para não cair em vagas falsas

A busca por emprego é naturalmente um processo cansativo e exige dedicação do candidato. Cadastrar-se nas vagas, preencher os formulários e realizar as tarefas de cada etapa da seleção: são apenas alguns exemplos de como não só para a empresa que busca o profissional, o processo seletivo demanda esforço também para quem está procurando a oportunidade.

Infelizmente, há muitas oportunidades falsas de trabalho na internet, e inúmeros profissionais têm dificuldades de identificá-las. Contudo, saiba que com um pouco mais de cuidado e atenção a alguns detalhes, é possível escapar de alguma cilada. Confira as nossas dicas a seguir.

Desconfie de vagas urgentes

Você vai perder a oportunidade se não comparecer urgentemente ao local? Cuidado! Pode ser uma cilada. Independente se o contato for via internet ou telefone, essa é uma tática para despertar o sentimento de urgência no candidato, que clica em um link que pode levar à instalação de um vírus ou a sair correndo de casa. Com isso, ele não terá tempo de pesquisar a empresa ou identificar os sinais que demonstram que a oportunidade pode ser um golpe.
A dica é manter a calma, sempre. Organizações e consultorias sérias não irão exigir que você compareça urgentemente a algum lugar. Além disso, não tome nenhuma decisão quando estiver ansioso ou com pressa.

Desconfie se você tiver que pagar para concorrer à vaga

Se em algum momento do processo seletivo você for informado de que precisa pagar um valor específico para ter direito à oportunidade, tome cuidado. Isso não é uma prática comum ou tradicional no mercado de trabalho.
Os serviços de recrutamento e seleção são pagos pelas empresas para a contratação de novos colaboradores. Os candidatos não podem ser impedidos de concorrer a oportunidades por falta de pagamento de alguma taxa.

Use sites de oportunidades reconhecidos

Um forte indício de que uma oportunidade é falsa é o fato de o link divulgado direcionar os candidatos para sites estranhos. Vagas falsas normalmente levam para portais que não apresentam informações relacionadas a emprego ou carreira. Ao clicar em oportunidades divulgadas nas redes sociais, por exemplo, analise se a página ou perfil que publicou a vaga é de uma empresa séria e se o site que abrir é um portal de vagas ou o próprio site da empresa. Se sim, a oportunidade tende a ser verdadeira.

Se a vaga for anunciada diretamente para você, cheque antes no site da empresa

Foi abordado por e-mail, WhatsApp ou redes sociais para concorrer a alguma vaga? Cheque no site da agência, consultoria ou empresa se de fato a vaga existe. Não é incomum que empresas ajam de má fé e utilizem o nome de alguma agência ou consultoria conhecida para oferecer vagas que não existem. Para sua segurança, tenha certeza se esta abordagem vem de fato de um local sério.

Busque por mais informações sobre a agência, consultoria ou empresa

Mesmo que uma agência, consultoria ou empresa não demonstre suspeita sobre as oportunidades divulgadas, pesquise sobre ela no Google, no Linkedin ou em grupos de emprego no Facebook. Com isso, é possível encontrar relatos de outras pessoas que também participaram de processos seletivos na organização.

Aproveite que agora você já sabe identificar boas oportunidades e cadastre seu currículo em nosso site: www.placerh.com.br. Assim, você consegue acompanhar e participar de todas as oportunidades que são divulgadas pela Place Consultoria e RH.

Um comentário

  1. Ana-Reply
    4 de janeiro de 2019 at 19:03

    Materia bem interessante!Obrigada

Deixe um comentário