ENTREVISTA POR COMPETÊNCIA: VOCÊ SABE O QUE É?

A entrevista com o recrutador ou futuro gestor é uma das fases mais importantes entre as etapas que antecedem a admissão de um potencial funcionário em uma empresa. É durante a entrevista que as habilidades propostas pelo candidato em seu currículo são confirmadas, sendo essa fase considerada o ponto de encontro entre o futuro profissional e a organização.
De maneira geral, a entrevista não é tão simples quanto parece. O objetivo é reforçar o que o candidato colocou no currículo, saber o seu grau de comprometimento, conhecer seus anseios e objetivos, além dos desafios já enfrentados na carreira. O entrevistador precisa ter uma percepção bastante apurada do comportamento do entrevistado e, por esse motivo, é normal seguir alguns modelos padronizados de entrevistas. Atualmente, um dos mais conhecidos é a entrevista por competência.

O que é entrevista por competências?
Para entender melhor o conceito de entrevista por competência é preciso compreender, primeiramente, a definição do que é uma competência. Um conjunto de práticas que possuímos ou fazemos uso, as competências são os conhecimentos, atitudes e habilidades que moldam a nossa personalidade.
As competências comportamentais, mais especificamente, estão relacionadas com a inteligência emocional, ou seja, com o nível de equilíbrio e de adequação do individuo com o meio em que ele está inserido. Dessa forma, a entrevista por competências valoriza as experiências dos candidatos, pois considera que as vivências anteriores são bons indicadores para desempenhos futuros.
A entrevista por competência também busca identificar que habilidades do candidato mais se aproximam do contexto atual da empresa. Por meio dela, o recrutador consegue identificar as competências presentes ou não no perfil do entrevistado.

Como o candidato deve se comportar nesse tipo de entrevista?
Para se sair bem na entrevista por competência, o candidato precisa manter a calma e buscar relacionar os questionamentos do entrevistador com situações que já tenha vivido. Entre os tópicos mais comuns abordados nesse tipo de entrevista estão:

  • Mencionar sobre uma situação imprevista que tenha administrado na função anterior e como foi o resultado;
  • Descrever um grande problema que tenha ajudado a solucionar, apontando quais ideias foram aproveitadas;
  • Identificar ideias ou sugestões produtivas que teve em experiências anteriores;
  • Narrar situações que precisou abrir mão das próprias ideias em favor da equipe;
  • Mencionar um momento em que assumiu a responsabilidade por uma tarefa que não era atribuição e o motivo;
  • Contar sobre mudanças implementadas na rotina;
  • Descrever uma situação de conflito vivenciada e como foi administrada.

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