As rápidas mudanças que ocorreram no ambiente de trabalho nos últimos anos acarretaram em diversas consequências para o desenvolvimento da carreira dos profissionais. A preocupação com o mercado de trabalho se tornou maior, em virtude do panorama de crise no País, que possui atualmente um índice de desemprego de 12,4%, conforme dados divulgados pelo IBGE.
Os profissionais, desde que iniciam suas carreiras, estabelecem objetivos e metas que deverão resultar no sucesso corporativo e, consequentemente, garantir estabilidade financeira no futuro. Ter motivação, ganhar bem, exercer a criatividade e atuar em uma área que proporcione crescimento e aprendizado são fatores que estão entre as ambições.
Sendo assim, é importante que cada profissional perceba a necessidade de desenvolver um papel proativo no seu plano de carreira. Isto significa que ele deve assumir mais responsabilidades pelas decisões envolvendo seu desenvolvimento profissional, e não deixar somente nas mãos da organização da qual faz parte.

Plano de Carreira, o que é?
O plano de carreira funciona como uma espécie de guia, que irá contribuir com a ascensão profissional e o sucesso no ambiente de trabalho. Ao traça-lo, é preciso de informações que irão identificar a situação atual do profissional, para, a partir disso, identificar os objetivos profissionais, além do caminho que será trilhado para ele chegar à conquista.

Desenvolvimento do plano de carreira
Pautado por objetivos profissionais, que podem ser uma mudança de profissão ou de cidade, ou investimentos financeiros, o plano de carreira demora certo tempo para tomar forma. Por isso, é importante dar passos seguros em direção ao sucesso e desenvolver um plano de carreira estruturado, baseado nas seguintes etapas:

1ª etapa – entender o que o profissional busca a curto, médio e longo prazo;
2ª etapa – identificar o que é desejado pelo profissional, se é evoluir para novas posições, mudar de área de atuação dentro da mesma profissão ou algo mais radical;
3ª etapa – pensar nos recursos que serão necessários para essas mudanças;
4ª etapa – avaliar oportunidades de mercado que satisfaçam os critérios estabelecidos anteriormente.

Importância do plano de carreira
O plano de carreira contribui de forma positiva para a vida pessoal e profissional. Quando realizado pelas empresas, ele oferece aos colaboradores um planejamento que lhes garante segurança e os permite superar obstáculos com êxito, criando um ambiente mais favorável. Outra ocasião em que o plano de carreira se torna importante é quando um colaborador está sendo desligado da organização. Com ele, o profissional passará por um amplo processo de reflexão, bem como etapas que visam o preparo para a participação em novos processos seletivos.

Kopelli Desenvolvimento Empresarial
Depois de compreender a importância de um plano de carreira, aproveite para conhecer a parceira da Place Consultoria e RH que atua nesse segmento. A Kopelli Desenvolvimento Empresarial tem o objetivo de oferecer soluções personalizadas aos clientes, refletindo com o profissional sobre as tendências de mercado, autoconhecimento e projeção de carreira. Saiba mais informações sobre a Kopelli e seus produtos no site www.kopelli.com.br, na sua página do Facebook e no seu perfil do Linkedin.

Um comentário

  1. Sebastião Gil-Reply
    11 de abril de 2018 at 21:15

    A importância para ter uma carreira, é o programação de um processo a longo prazo, sem dúvida. E acrescento que cada vez mais este plano traçado, em períodos curtos, deve ser reavaliado e reestrutura, já que exigência tecnológicas, filosóficas, cada vez mais mudam em períodos menores e procurar estar sempre atualizado é uma questão. Procurar antecipar-se a isso é hoje um fator de diferenciação.

Deixe um comentário